De acordo com um estudo de 2022, atividades simples como caminhadas, tomar banho e tricotar, são formas eficazes de estimular a criatividade. A mente divaga durante movimentos repetitivos e cria conexões livres entre ideias, ao contrário de assistir a filmes chatos ou passar tempo nas redes sociais. Muitos pensadores como Aristóteles e Friedrich Nietzsche já afirmavam que caminhar era a melhor hora para pensar. Por isso, se você busca ter ideias criativas, experimente fazer uma caminhada ao ar livre!

A psicologia sugere que a mente precisa de momentos de relaxamento para liberar a criatividade. A combinação de trabalho duro e relaxamento profundo pode ser uma boa tese para estimular a criatividade. Dedicação intensa a um tema é importante, como nos casos de Arquimedes, que quebrava a cabeça para calcular o volume de ouro na coroa do rei Heiro, e Kekulé, que teve a ideia da estrutura circular da molécula de benzeno após um dia estressante. Os momentos raros em que o inconsciente irrompe no consciente são chamados de “epifanias” e a melhor forma de alcançá-los é em momentos de reflexão intensa seguida de relaxamento.

Leia também: Faça 10 minutos de exercício por dia para ter uma vida mais feliz

Dmitri Mendeleev teve a ideia da tabela periódica enquanto dormia, e Friedrich August Kekulé imaginou a estrutura do benzeno ao sonhar com uma cobra mordendo o próprio rabo. Albert Einstein observou a torre do relógio em Berna, na Suíça, enquanto estava em um bonde, o que o inspirou a formular a Teoria da Relatividade. Leo Szilard teve a ideia da reação nuclear em cadeia enquanto esperava em um sinal fechado em Londres. Caminhar e viajar também podem estimular a criatividade e levar a esses momentos de revelação.

Veja mais: 5 exercícios físicos para te deixar mais feliz e produtivo

Portanto, se você busca estimular sua criatividade e ter ideias inovadoras, experimente caminhar ao ar livre ou realizar outras atividades simples. Dedique-se intensamente a um tema e permita-se momentos de relaxamento profundo. A combinação de trabalho duro e momentos de relaxamento pode levar a momentos de revelação e inspiração criativa.

*Com informações de DW/Fred Schwaller via Tilt/UOL