Este artigo é baseado na homilia sobre o Evangelho de Mc 12,28b-34, feita pelo Padre José Roberto Lisboa.

Definir o nível de importância de uma alguma coisa para outras pessoas pode parecer muito difícil, pois a prioridade que damos para nossas atividades pode ser diferente das que o outro dá.

Somos humanos e temos nossas diferenças, que nos fazem únicos. Mas também temos muitas semelhanças, que nos aproximam e nos unem para um propósito comum. Aqui podemos arriscar a dizer que temos duas coisas que são as mais importantes do mundo. São elas que regem todas as outras que fazemos em nossa vida.

Vamos descobrir quais são as duas coisas mais importantes do mundo?

Certa vez um mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”. Vamos ler o trecho:

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28bum mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”

29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.

34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


São Marcos narra nesta passagem do evangelho dizendo que Jesus respondeu citando o primeiro e complementando com um novo mandamento

  • Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração
  • Amarás o teu próximo como a ti mesmo

Ao refletir vemos que todos os dez mandamentos poderiam ser resumidos nestes dois.

Quando amamos a Deus primeiramente, colocando Ele acima de todas as coisas, tiramos da nossa vida aquilo que nos afasta da santidade. Quando amamos alguém fazemos tudo para estar junto, tudo para agradar, tudo para não desagradar.

Se eu faço coisas que agradam a Deus, logo, não estou pecando.

Já pensou se na hora em que a gente estivesse cometendo aquele erro, pensássemos em Deus? Será que continuaríamos?

Vamos simplificar e trocar o “amar como a ti mesmo” por “tratar como a ti mesmo”. Dessa forma, eu não roubaria de mim mesmo, não mentiria para mim mesmo, não trairia a mim mesmo, não cobiçaria a mim mesmo…

Amar o próximo é um exercício de empatia, de se colocar no lugar do outro e ajudar para que ele seja melhor.

E outros agissem assim, ninguém me enganaria, não teriam cobiça de mim, não me roubariam. É uma corrente do bem infinita com boas ações acontecendo em toda parte.

Portanto essas são as duas coisas mais importantes do mundo:

  • Amar a Deus de todo o teu coração
  • Amar as pessoas, colocando-se no lugar delas, com muita empatia

Que tal colocar em prática essa corrente do bem? Comece compartilhando esse post com as pessoas que você ama.

Isso Te Faz Bem!


Leia também: Fique rico de coisas que o dinheiro não pode comprar