Enfim a espera chegou ao fim! A série O Senhor dos Anéis – Os Anéis do Poder foi lançada na última sexta-feira, dia 02 de setembro de 2022, para a alegria dos fãs dos contos inspirados nas histórias de J. R. R. Tolkien.

Com uma qualidade surpreendente, a série Os Anéis do Poder é um retorno mágico para a Terra Média e prende o telespectador já no primeiro episódio. Além disso, o roteiro da série inspirada em O Senhor dos Anéis é cheio de metáforas e lições de vida. 

Veja o trailer de O Senhor dos Anéis – Os Anéis do Poder

A Série Os Anéis do Poder estreou no dia 02 de setembro de 2022 e você pode assistir no Amazon Prime Vídeo.

Anéis do Poder tem metáforas que ensinam sobre resiliência

Uma das coisas que mais me chamaram a atenção nestes dois primeiros episódios da série “O Senhor dos Anéis – Os Anéis do Poder” foram as metáforas e frases que os personagens usam para ensinar sobre resiliência.

Vou listar para você, leitor, algumas coisas que me chamaram a atenção nos dois primeiros episódios, mas atenção: esse texto pode conter alguns spoilers.

Leia também: O que o filme Encanto nos ensina sobre saúde mental?

No início do primeiro episódio, Finrod Felagund (interpretado por Will Fletcher), irmão de Galadriel (interpretada por Morfydd Clark), uma das protagonistas da série, lhe dá um conselho após seu barco de papel afundar: 

Sabe por que o barco flutua e a pedra, não? Porque a pedra só olha para baixo. A escuridão da água é vasta e irresistível. O barco também sente a escuridão, que a todo momento tenta dominá-lo e afundá-lo. Mas o navio tem um segredo: diferente da pedra ele não olha para baixo, ele olha para cima, fixo na luz que o guia.

Finrod Felagund, Os Anéis do Poder

Essa metáfora pode ensinar uma bela lição de como lidar com situações difíceis na vida. As coisas ruins estão sempre tentando nos puxar para baixo, mas se fixarmos nosso olhar para as coisas que vêm do alto, ou seja, nas coisas boa, não afundaremos como pedra na água. Estamos sempre expostos à situações complicadas na vida.

Então, Galadriel fala para seu irmão:

Mas às vezes o reflexo da luz da água é tão brilhante quanto a luz do céu. É difícil saber onde é em cima e onde é embaixo.

Galadriel, Os Anéis do Poder

Ela lembra que teremos dias bons e dias ruins. A lição aqui é que, diante de uma situação difícil, precisamos parar e analisar nossas limitações para depois ter uma atitude positiva, lembrando que podemos dar a volta por cima.

Leia também: Dias de luta, dias de glória: mantendo o equilíbrio entre vida e trabalho

Ter perseverança

Elrond da série Os Anéis do Poder, interpretado por Robert Aramayo. Foto: Divulgação/Prime Video
Elrond da série Os Anéis do Poder, interpretado por Robert Aramayo. Foto: Divulgação/Prime Video

[Alerta de spoiler] Durante o primeiro episodio, vemos que Galadriel não perde o seu foco e mantém a perseverança para chegar no objetivo de encontrar evidências que Sauron ainda está vivo.

Isso também mostra que não podemos desistir daquilo que acreditamos, ainda mais se for par o bem de muitas pessoas, como em Anéis do Poder.

Já no final do episódio, ela tem uma conversa com seu amigo Elrond (interpretado por Robert Aramayo), que lhe diz:

Dizem que o vinho da vitória é mais doce para aqueles que amargaram os piores desafios

Elrond, Os Anéis do Poder

Utilizando essa frase, ele quis dizer que aqueles que souberam lidar melhor com seus desafios, encontrarão mais felicidade quando o problema passar. Também podemos interpretar que nosso paladar vai ficando mais acostumado com o amargor dos desafios e quando temos momentos bons, eles são mais intensos e doces.

Já vimos que, além da resiliência, a série também dará boas lições sobre gratidão, compaixão e amizade. Esperemos o que há de vir nos próximos episódios!

rafael maia

Rafael

Marido, pai e apaixonado por comunicação.