Nós temos que tomar decisões. TODOS OS DIAS. Confesso que não gosto fazer isso e estou sempre buscando métodos que me ajudem a fazer escolhas melhores. Devo ir ao trabalho com a camisa azul ou branca? Usar transporte público, apps de carona ou bicicleta? Devo investir em ações ou deixar minhas economias na poupança? Qual é o melhor caminho para seguir com meus negócios? Qual é o presente que minha esposa mais vai gostar?
As vezes é tão difícil, né? Por isso, analisei o que algumas pessoas que já experimentaram o sucesso fazem antes de tomar uma decisão importante. E acabei descobrindo que eles têm algo em comum.
Observei os hábitos de pessoas que admiro no âmbito profissional, influencers, amigos, etc… E todos fazem a mesma coisa: rezam! Sim, colocam cabeça no travesseiro, dobram o joelho, se retiram, ficam um tempo em silêncio… e rezam!
Isso tem uma explicação e faz todo sentido! Veja abaixo a relação entre rezar e tomar decisões importantes.
Eles tiram um tempo para refletir
Percebi que para tomar decisões difíceis, é necessário ter um tempo para refletir e analisar todas as variáveis envolvidas. Quando paramos para rezar temos um tempo sozinho e podemos ouvir “a voz de Deus”.
Eles colocam a escolha nas mãos de Deus
Experimente oferecer a si mesmo a oportunidade de deixar Deus te ajudar nas decisões. Não estou falando para terceirizar o problema, muito menos eximir-se da responsabilidade da escolha. O ponto aqui é pedir a luz do Espírito Santo para te guiar nessa escolha.
Está escrito em Provérbios 16,3
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.
Provérbios 16,3
Mas entenda que a nossa vontade nem sempre é a vontade de Deus. Qual pai daria uma cobra venenosa ao filho pequeno?
Experimente o seguinte: “Deus, eu consagro tal decisão a vós. Estou pensando nisso, nisso e naquilo. Ajuda-me a escolher o melhor para mim e minha família”.
Eles pedem ajuda para alguém mais experiente
A oração antes de tomar uma decisão é uma forma de compartilhar seus planos com Deus, que é nosso amigo e vai nos aconselhar. Neste momento, peça que seja feita a vontade do Pai, assim como Jesus fez na decisão mais difícil de sua vida:
Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”
Mateus 26,39
Jesus rezou, e rezava sempre, diante de decisões importantes. Com certeza ele estava compartilhando com o Pai e pedindo sua opinião. Como quando ele passou a noite toda em oração a Deus e depois desceu o monte para escolher os doze apóstolos que o seguiriam (Lc 6, 12).
Veja alguns exemplos de pessoas que já disseram que rezam antes de fazer escolhas.
Marcos Mion
Tiago Dalvi, CEO do Olist
Tiago Dalvi é CEO do Olist, uma empresa de Curitiba que ajuda pessoas a vender seus produtos na internet. Sua empresa hoje é considerada um Unicórnio e vale mais de USD 1 bilhão.
…quando estava no limite, pivotando o negócio, ao botar a cabeça no travesseiro… eu rezava. Ficava às vezes uma hora rezando, era quase uma forma de meditar. Ainda faço isso em situações difíceis.
Tiago Dalvi
Leia a entrevista completa para o projeto Draft.
Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo, considerado o melhor jogador de futebol do mundo, também já expressou publicamente que vai à igreja todos os domingos e reza frequentemente.
Portanto, antes de tomar uma decisão, reze
Rezar não significa que você vai acertar mais ou que todas as suas decisões terão sucesso. Nós devemos sempre arcar com a responsabilidade das nossas escolhas. Mas saberemos que acertando ou errando, teremos sempre o amor de Deus. Além disso, rezar pode te ajudar a tornar essa escolha mais leve.