A palavra resiliência vem da física e é utilizada para descrever a capacidade que corpos têm de voltar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação. Em seu sentido figurado, traduz a virtude de se recuperar ou se adaptar a situações difíceis.

Para desenvolver essas qualidades, cada pessoa precisa se conhecer saber lidar com o estresse, o que parece cada vez mais comum nos dias de hoje. Apesar disso, não é impossível e queremos te mostrar três segredos que podem ajudar a ser mais resiliente. Veja!

O segredo para ser mais resiliente

Já vou avisando que não existe uma “receita de bolo” perfeita para desenvolver a resiliência, pois cada pessoa tem suas características, fortalezas e fraquezas. Mas apresento aqui outras virtudes que podem nos ajudar a ser mais fortes e resilientes.

Constância

Constância é a característica de pessoas que vão mais longe e são mais resilientes.

Constância significa executar algo de forma rotineira, quase ininterrupta. Essa é a qualidade das pessoas que são persistentes e mantém o foco. Uma pessoa resiliente sabe que constância é mais importante que intensidade. Mesmo que seja algo pequeno, que não demonstre resultado, se mantiver o ritmo, você vai chegar longe.

LEIA TAMBÉM: O que é resiliência e como ser uma pessoa resiliente?

Perseverança (ou esperança)

Para ser mais resiliente também é necessário trabalhar a perseverança. Essa qualidade nos ajuda a não desistir diante dos desafios, entendendo se aquela situação é algo passageiro e que pode mudar com o tempo.

Por outro lado, a esperança é uma virtude teologal, ou seja, algo que Deus desenvolve em nós para sermos mais felizes e vivermos melhor. É um sentimento que nos ajuda em empreendimentos difíceis. A esperança em Jesus é saber que Ele nos ajudará, não para resolver o problema por nós, mas para nos amparar quando estivermos cansados.

Desapego

Desapegue e saiba abrir sua mente para coisas novas

Desapego não significa que você não deve possuir nada, mas que nada deve possuir você. Muitas vezes ficamos presos em nossos problemas por não querer abrir mão de algumas coisas, porém essa dependência acaba nos impedindo de seguir em frente.

Pessoas resilientes sabem quando é necessário desapegar-se de ideias, de coisas, de pensamentos ou sentimentos. Quando você deixa para trás o que te impede de crescer, você se torna mais resiliente.

Perdão

Perdoar ou outros e a si mesmo outra ferramenta incrível para desenvolver a resiliência, pois quando exercitamos o perdão, nos livramos de maus sentimentos como rancor, raiva, vingança e culpa.

O perdão de Deus para os nossos pecados não conhece limites”.

Papa Francisco

Perdoar é saber que que uma pessoa errou, mas deliberadamente optarmos por não guardar rancor ou outros sentimentos ruins. Assim, quando perdoamos aos outros e a nós mesmos usamos uma ferramenta poderosa e libertadora, que permite seguir em frente.

Quer aprender sobre resiliência vendo TV? Série O Senhor dos Anéis – Os Anéis do Poder é uma aula sobre resiliência

Gratidão

Este é um segredo transformador da pessoa que quer ser mais resiliente. Saber aceitar ajuda e reconhecer o esforço dos outros ajuda a perceber que temos pessoas com quem podemos contar nos momentos difíceis e eles com certeza se importam muito conosco.

Esperamos que esse post tenha ajudado

rafael maia

Rafael

Marido, pai e apaixonado por comunicação.