Estamos nos aproximando do Natal de 2023 e logo a decoração festiva vai começar a tomar conta das casas, comércios, espaços urbanos, igrejas, etc… Porém, todos os anos acabamos vendo as pessoas montar a árvore de natal muito antes do dia certo, numa tentativa de aproveitar o espírito natalino por mais tempo.

O dia certo de montar a árvore de natal em 2023 é 03 de dezembro, no primeiro domingo do advento. De acordo com a tradição cristã católica, o advento é o tempo litúrgico em que nos preparamos para a chegada de Jesus menino, o Salvador que veio para tirar o povo da escravidão. É a partir deste domingo que nossas casas devem ser enfeitadas, preparando o nosso coração para o Natal, o nascimento de Jesus.

Neste ano teremos um natal um pouco diferente, pois quarto domingo do advento será no dia 24 de dezembro, dia em que normalmente celebramos a

Veja abaixo algumas dicas muito importantes sobre como montar sua árvore de natal!

Significado da Árvore de Natal

Segundo a tradição católica, a árvore de Natal simboliza a “vida eterna”, e o pinheiro é especialmente escolhido por permanecer verde mesmo durante os rigores do inverno, representando a constância da vida e a esperança em Cristo, que é a fonte da vida eterna.

Leia também: 5 ações para colocar em prática no advento e se preparar para o Natal

A árvore de Natal é um dos símbolos mais reconhecidos desta celebração, e para os católicos, seu significado transcende a mera decoração festiva. A escolha do pinheiro como a árvore tradicional destaca o valor da fé inabalável em meio às adversidades e a promessa de vida eterna que a fé cristã oferece. Decorar a árvore com enfeites e luzes também pode ser visto como um reflexo da luz de Cristo que ilumina nossas vidas.

Assim, o simbolismo de montar a árvore de Natal nos convida a meditar sobre a mensagem fundamental do Natal: o nascimento de Jesus Cristo, o Messias, que veio para nos trazer a esperança da salvação e a promessa da vida eterna.

Também há uma data certa para desmontar a árvore e as decorações de natal. O final do tempo litúrgico do Natal é no dia 6 de janeiro, quando celebramos a Epifania do Senhor, também conhecido como Dia de Reis. Neste dia, é costume retirar os enfeites de Natal, marcando o fim das festividades natalinas.

rafael maia

Rafael

Marido, pai e apaixonado por comunicação.