Chegamos mais uma vez neste tempo muito rico que é o Advento. São quatro semanas que passam muito rápido e num piscar de olhos já estamos no Natal. Podemos aproveitar muito este período para preparar nosso coração e viver maravilhosamente bem enquanto esperamos a celebração da chegada do senhor.

Veja a seguir 5 ações que podem ajudar você e sua família na preparação para o Natal.

Partilhar pequenos gestos de amor

Abra o seu coração para praticar pequenos gestos de compaixão e ternura que vão deixar sua preparação ainda mais feliz. Seja luz na vida das pessoas com atos diários de carinho, nem que seja com um sorriso e palavras bonitas. Papa Francisco disse que a festa do Natal “transparece na partilha de pequenos gestos de amor concreto”.

Montar um presépio e decorar a casa com símbolos Cristãos

Em uma das audiências que participou na última semana, Papa Francisco disse que “o tempo do Advento, por meio de vários símbolos, prepara-nos para a celebração do mistério da Encarnação do Filho de Deus e recorda-nos que a vida humana é uma espera contínua”

Portanto, vamos criar esse clima e nos preparar com a ajuda do presépio, árvore de natal, estrela guia, coroa do advento, etc. Não se preocupe em gastar muito ou fazer uma decoração chique: lembre que o Senhor nasceu numa manjedoura, junto com animais. Veja aqui algumas ideias para fazer um presépio.

Orações e Novena de Natal

Uma boa preparação também exige que estejamos atentos e a oração é um ingrediente especial para manter o coração vigilante. Experimente organizar ou participar de uma Novena de Natal com seus amigos e familiares ou então acompanhar a liturgia diária, principalmente aos domingos.

Ainda somos recomendados pelo Papa para fazer pequenas orações diárias. “Pensemos no presépio, pensemos no Natal e digamos, no coração, ‘Vem Senhor Jesus. Vem!’. Repitamos esta oração, ao longo do dia, e a alma ficará vigilante”.

Faça caridade

O Advento é um tempo que nos convida a abrir o coração para a Caridade. Devemos fazer uma faxina em nosso coração para esperar o Senhor com pureza e alegria. Experimente ajudar uma família, juntar brinquedos para crianças carentes, visitar idosos em asilos, etc. Caridade e compaixão andam juntas, portanto experimente se colocar no lugar do outro e, sentido suas dores, ajude mais os irmãos, nem que seja com palavras.

Ação concreta

Uma ação concreta vai complementar seus atos de caridade, tornando sua fé viva através de boas obras. Aproveite o tempo do Advento para juntar-se com familiares ou amigos para fazer uma ação concreta, levando caridade e palavra de Deus para aqueles que mais necessitam.


Veja também:

As duas coisas mais importantes do mundo

Dia Mundial dos Pobres: arregaçar as mangas para restituir a dignidade