São Nicolau foi Bispo de Mira, na Turquia e, além dos milagres, é conhecido por sua atenção com as crianças e pobres, por isso é considerado o santo que inspirou a figura do Papai Noel.

Durante uma reforma na igreja onde hoje é o Museu de São Nicolau, na província turca de Demre, arqueólogos dizem ter encontrado sua sepultura original, que acabou sendo coberta após a construção de um novo templo em 520 d.C.

Leia mais sobre Natal: Quando é o dia certo de montar a árvore de Natal?

Em 1807, ladrões de Bari, Itália, teriam profanado o túmulo e levado a maioria dos restos mortais do Santo, porém essa nova descoberta.

De acordo com o site Church Pop, o presidente do Conselho Regional de Preservação do Patrimônio Cultural de Antalyaque anunciou que eles haviam alcançado “o chão em que os pés de São Nicolau pisaram”, e também especificou o local onde ele afirma que seu túmulo foi encontrado:

Leia também: Você conhece a origem e significado dos símbolos do Natal?

“Seu sarcófago deve ter sido colocado em um lugar especial, e é a parte das três absides cobertas por uma cúpula. Lá descobrimos o quadro que representa a cena em que Jesus segura uma Bíblia na mão esquerda e faz o sinal da bênção com a mão direita”.

Leia também: 5 ações para colocar em prática no advento e se preparar para o Natal

Quadro que representa a cena em que Jesus segura uma Bíblia. Foto: Museu de São Nicolau/reprodução
Quadro que representa a cena em que Jesus segura uma Bíblia. Foto: Museu de São Nicolau/reprodução

Um ladrilho de mármore com as palavras gregas para “como graça” poderia marcar sua sepultura exata.

São Nicolau, o verdadeiro Papai Noel

Uma das histórias mais antigas, sobre São Nicolau, conta que um homem que morava na região tinha três filhas já na idade de se casar, mas não tinham dinheiro suficiente para os dotes e a festa. Nicolau ficou sabendo que as filhas do homem seriam vendidas como escravas e para livrá-las deste triste fim, colocou dinheiro em um pano e o jogou pela janela da casa, saindo correndo para não ser visto.

Veja mais: Católico pode comemorar Halloween?

Graças àquele presente, a primogênita do homem conseguiu se casar. O generoso benfeitor repetiu aquele gesto, outras duas vezes, mas, na terceira noite, o pai das moças saiu rápido de casa para saber quem era aquele benfeitor. Descoberto, São Nicolau pediu para não dizer nada a ninguém.

Filmes que ensinam: O que o filme Encanto nos ensina sobre saúde mental?

Santa Klaus

São Nicolau (em holandês “Sint Nikolaas” e depois “Sinteklaas”) sempre foi carinhoso e grande protetor das crianças, tanto que sua festa celebrada nos territórios germânicos deu origem à tradição infantil da espera de presentes: nas vésperas da festa do Santo, as crianças deixam sapatos ou meias sobre uma cadeira ou ao lado da lareira e vão dormir, confiantes de encontra-los no dia seguinte cheios de doces e presentes.

Quem foi São Nicolau?

Nicolau nasceu no ano 275 em Pátara, na Turquia, em uma família muito rica e religiosa. Jovem, tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde evangelizou com amor as pessoas daquela região, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam.

Ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados e pobres.

Foi nomeado Bispo de Mira e, sob o império de Diocleciano, foi exilado e preso. Depois da sua libertação, em 325, participou do Concílio de Niceia e faleceu em Mira em 343.

Referências: Vatican News, Euronews e Church Pop.