A quaresma é o tempo litúrgico que vai da quarta feira de cinzas até a Quinta-Feira Santa, na missa da Ceia do Senhor. Mas, afinal, o que é a quaresma para a Igreja Católica?
A Quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, onde o próprio Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja Católica nos chama a viver a Quaresma como um caminho para encontrar Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
Se você quer viver bem a quaresma, junte-se a nós no Desafio quaresmal Te Faz Bem, um grupo de pessoas que vai atravessar a quaresma com o propósito de desenvolver a esperança e a resiliência. Entre para o grupo e saiba mais!
Por isso, temos três atitudes para viver intensamente durante a quaresma: jejum, oração e caridade. De acordo com o Papa Francisco A oração liga-nos a Deus; a caridade, ao próximo; o jejum, a nós mesmos. São através dessas três atitudes que podemos viver o verdadeiro sentido da quaresma para a Igreja Católica:
- A esmola (caridade) liberta da ganância;
- A oração é a fortaleza que nos ajuda a vencer o maligno;
- O verdadeiro jejum é a penitência que nos reconcilia com Deus;
A quaresma acaba na quinta-feira Santa, de acordo com o Novo Calendário Romano Geral (n. 28).