A esperança é frequentemente tida como sinônimo de otimismo, mas não é bem assim. São virtudes que se completam e dependem uma da outra.

Do lado humano, esperança é uma paixão, um desejo de que algo aconteça, mesmo com dificuldade ou baixa probabilidade. Já do lado teologal, a esperança é o que nos sustenta na caminhada para a nossa salvação, ou seja, nos faz esperar Deus e seu amparo.

Esperança é agir!

Podemos esperar ter um bom emprego, tirar boas notas na escola, esperar que “tudo vai dar certo”, mas precisamos entender a vontade de Deus. Muitos esperam ganhar na Mega-Sena, mas será que é isso (acumular riquezas e parar de trabalhar) que Deus quer para nós?

Não adianta esperar tirar boas notas, mas não estudar.
Nem esperar por um bom emprego, mas não se esforçar.

Dessa forma, ter esperança é agir confiando em Deus e sabendo onde colocar nosso foco. Não é passividade, é ter atitude de mudança e desejo de alcançar as coisas certas.

Deus não nos prometeu dias fáceis, sem sofrimento ou sem tempestades. Mas prometeu nos dar coragem, força, esperança e estar ao nosso lado todos os dias.

E quando estamos diante de uma situação de doença ou até morte também há esperança: que podemos nos redimir de nossos erros e buscar o descanso eterno ao lado de Deus.

Quer viver bem a quaresma e fortalecendo a esperança e a resiliência? Junte-se a nós no Desafio Quaresmal Te Faz Bem. Saiba mais!

rafael maia

Rafael

Marido, pai e apaixonado por comunicação.