Os católicos comemoram no próximo domingo, 24 de julho, o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. No Brasil, a Igreja vem se preparando para a data através de ações motivadas por pastorais e organismos ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. Lives com partilhas de experiências, vídeos com testemunhos, sugestões de atividades junto aos idosos são algumas das iniciativas planejadas. 

A mensagem do Papa

O II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é iluminado neste ano pelo tema “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15). Deste modo, como escreve o Papa na mensagem para a ocasião, a data “é uma oportunidade para dizer mais uma vez, com alegria, que a Igreja quer fazer festa juntamente com aqueles que o Senhor – como diz a Bíblia – «saciou com longos dias» (Sal 91, 16). Vamos celebrarar ela juntos! Convido vocês a anunciar este Dia nas paróquias e comunidades, a visitar os idosos mais abandonados, em casa ou nas residências onde estão hospedados. Procuremos que ninguém viva este dia na solidão”.

Leia também: mensagens de feliz dia dos avós

Já o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, enviou uma carta a todos os bispos e arcebispos do Brasil solicitando o empenho na promoção das celebrações e das iniciativas pastorais voltadas aos idosos. No texto, dom Joel lembrou o apreço do Papa pelas pessoas idosas e convidou todos a prestarem esse serviço aos irmãos que estão em idade mais avançada:

“É o pedido do próprio Papa Francisco para que façamos chegar a todas as paróquias e comunidades a sua mensagem. É importante pedir que, nas paróquias, pastorais e movimentos, seja realizada alguma atividade para marcar a solidariedade e proximidade com os idosos.”