Você tem bons amigos? Quero te ajudar a entender como fazer amigos (verdadeiros) e a importância de cultivar boas amizades. Nós, seres humanos, vivemos em comunidade e acabamos tendo convívio social mais amplo que o círculo familiar. Por isso, ter amigos é algo da nossa natureza.
De acordo com algumas áreas de estudo da psicologia e da filosofia, existem três dimensões do amor humano, segundo os gregos:
- Eros: o amor romântico, a paixão e a disposição para estar com outra pessoa.
- Philia: significa amizade, mas também pode ser interpretado por amor puro, sincero, recíproco e sem interesse.
- Ágape: um amor soberano, incondicional. Representa o amor de Deus sobre todos os seres.
(Caso queira aprofundar-se no tema, pode ler esse artigo).
Sendo assim, a amizade é a segunda dimensão do amor humano. Ela é muito importante para todos nós, pois é necessária para que o ser humano desenvolva círculos de convivência que se ajudam e se desenvolvem como comunidade. É através das amizades que criamos parte de nossa identidade, aprendemos coisas novas, nos divertimos e até nos apaixonamos.
Cuidado com falso-amigos
Todos humanos têm a necessidade de um convívio social mais amplo que o familiar, por isso procuramos grupos com os quais nos identificamos. Contudo, não é raro perceber que, ao encontrar-se em determinados grupos, negamos nossos valores para sermos aceitos pelos demais e em busca de uma identidade ou um convívio social, acabamos ficando vulneráveis.
Por causa disso é necessário cultivar amizades com bons valores, sinceras e que ajudem a nos desenvolver, evitando círculos de amizades que sejam prejudiciais para nossa vida.
É necessário analisar as amizades que escolhemos para não correr o risco de confiar em pessoas que não queiram o nosso bem. Na bíblia encontramos a orientação de que há amigos que “desvendarão ódio, querelas e disputas” (Eclo 6,8-9).
Por outro lado, é preciso olhar se nós estamos sendo verdadeiros amigos e desenvolvendo relações onde os outros possam confiar em nós.
É Jesus mesmo quem nos ensina a como ser amigo: “Este é o meu Novo Mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos” (Jo 15,12-13). Portanto, só existe verdadeira amizade quando o interesse é o bem do outro. O verdadeiro amigo é aquele que, caminhando ao nosso lado, preocupa-se conosco e quer o nosso bem.
Como fazer amigos e quais conselhos da bíblia para se ter uma boa amizade?
“O amigo ama em todo o tempo: na desgraça, ele se torna um irmão.” (Provérbios 17)
“Quem teme a Deus terá bons amigos, porque estes serão semelhantes a Ele.” (Eclo 6,17)
“Amigo fiel é poderoso refúgio, quem o descobriu, descobriu um tesouro” (Eclo 6,14)
“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!” (Salmo 133:1-3)
“Existe amigo mais apegado que um irmão” (Provérbios 18,24).
“O amigo fiel é medicina da vida e da imortalidade” (Eclo 6,16)
Como ser um bom amigo?
Podemos entender que Deus quer que sejamos e tenhamos amigos que:
- ame como irmãos
- eduque e corrija, quando necessário
- Sejam sinceros
- Sejam de confiança
- Tenham disponibilidade
- Sejam tolerantes e compreensíveis
- Sejam fiéis (a nós e a Deus).
Oração pelos amigos
Que tal escrever uma mensagem para seus amigos ou amigas, dizendo que Jesus mostrou o quanto ele é importante para você?
Faça uma oração pelos seus amigos
Querido Jesus, meu amigo fiel! Eu te agradeço por ser meu amigo e por me revelar os segredos de Deus para ter uma boa amizade. Que eu possa ter mais amigos como o Senhor, que me ajudam a crescer na vida e na fé.
Senhor, que Deus me abençoe para que eu também seja um bom amigo para eles e que possamos crescer juntos com amor, sinceridade e muita parceria. Maria, mãe do meu Senhor, ajuda-nos a encontrar mais amigos como Jesus e pede a Ele para colocar as pessoas certas em nossa vida
AMÉM!