A quaresma está chegando e é importante para todos os católicos viver bem esse período nas três dimensões que a igreja nos pede: Jejum, caridade, oração.

Veja a seguir o que o código de direito canônico, as leis da Igreja Católica pede aos fiéis em relação ao jejum durante a quaresma.

Se você quer viver bem a quaresma, junte-se a nós no Desafio quaresmal Te Faz Bem, um grupo de pessoas que vai atravessar a quaresma com o propósito de desenvolver a esperança e a resiliência. Entre para o grupo e saiba mais!

A quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e é comum fazer jejum neste dia.

Cân. 1250: Os dias e tempos penitenciais, em toda a Igreja, são todas as sextas-feiras do ano e o tempo da Quaresma.

Em todas as sextas-feiras relembramos a Paixão de Cristo, sua morte na cruz. Por isso, a igreja pede que se faça jejum, em especial durante a Quaresma.

Cân. 1251: Observe-se a abstinência de carne ou de outro alimento, segundo as prescrições da Conferência dos Bispos, em todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; observem-se a abstinência e o jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.”

No Brasil, a CNBB permite a substituição da abstinência de carne por uma obra de caridade, um ato de piedade ou comutar a carne por um outro alimento.

Além do jejum de carne, é comum fazer uma penitência quaresmal. Muitos se abstêm de comer chocolate, outros de tomar refrigerante, café ou bebidas alcóolicas, outros de comer pão ou alguma coisa que gostam muito. Algumas pessoas fazem jejum de redes sociais ou televisão durante a quaresma como forma de penitência.

Quem está obrigado a fazer jejum na quaresma?

O que é a Quaresma para a Igreja Católica?
Na quaresma, os católicos praticam jejum, caridade e oração. Credit: Kamil Szumotalski / Unsplash

A igreja nos pede jejum de carne (estão dispensados desta obrigação as crianças, idosos, pessoas com dietas especiais e pessoas enfermas que precisam alimentar-se bem). Pode-se comer peixe, mas não é para fazer uma bacalhoada… Lembre que este não é um dia de festa.

Cân. 1252: Estão obrigados à lei da abstinência os que completaram catorze anos de idade; à lei do jejum estão sujeitos todos os maiores de idade até terem começado os sessenta anos.

Na sexta-feira Santa “choramos a morte de Cristo” e ficamos em “estado de luto”. Por isso, não escutamos música, nem assistimos filmes, séries, TV, a não ser que seja algo religioso. Neste dia, procure ficar o menor tempo possível no celular, redes sociais, etc.