Para finalizar o mês vocacional, a Igreja do Brasil comemora o dia do catequista no último domingo do mês de agosto. Em 2022, o Dia do Catequista será no dia 28 de agosto e celebrado com muitas paróquias pelo Brasil.
Os catequistas têm uma missão insubstituível na transmissão e no aprofundamento da fé, por isso devemos celebrar seu dia com muito carinho, agradecendo por sua vocação e dedicação para a evangelização.
Leia também:
“Ser catequista significa que a pessoa “é catequista”, não que “trabalha como catequista”. É todo um modo de ser, e são necessários bons catequistas, que sejam ao mesmo tempo companheiros e pedagogos”,
Papa Francisco
Quem é o santo padroeiro dos catequistas?
Santa Clelia Barbieri (1847-1870) é a padroeira dos catequistas mundialmente, canonizada em 1989 pelo Papa João Paulo II. Clelia Barbieri foi Fundadora da congregação das Irmãs Mínimas de Nossa Senhora das Dores, na Itália. Destacou-se por sua dedicação ao catecismo e evangelização.
O Santo Padroeiro dos catequistas do Brasil
Em 2015, o Vaticano aceitou o pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e declarou São José de Anchieta como o Santo padroeiro dos catequistas do Brasil.
Também chamado de Padre Anchieta, o jovem jesuíta, nascido nas ilhas canárias, chegou ao Brasil aos 19 anos. Cheio de entusiasmo apostólico, logo escreveu uma gramática para poder transmitir a fé católica aos nativos indígenas na língua mais falada do Brasil: o Tupi.
Rezemos juntos pelos catequistas, chamados a anunciar a Palavra de Deus, para que a testemunhem com coragem, com criatividade, com a força do Espírito Santo, com alegria e com muita paz.
Feliz dia do catequista!