Pela ocasião da celebração dos 400 anos de nascimento do beato Andrew Phú Yên, catequista e mártir vietnamita, o Papa Leão XIV publicou uma mensagem direcionada a todos os catequistas do mundo.

Leão XIV na sua mensagem ressaltou “Hoje, peçamos ao padroeiro dos catequistas [do Vietnã] que interceda por nós, para que, como ele, possamos invocar com fé inabalável, o nome de Jesus mesmo quando nos encontramos em dificuldade”.

O Papa lhes agradeceu com uma mensagem de encorajamento:

“Jamais subestimem o dom que são. Com seu ensinamento e exemplo, vocês atraem crianças e jovens para a amizade com Jesus. Vocês são enviados pela Igreja para serem sinais vivos do amor de Deus: servidores humildes como o beato Andrew, repletos de zelo missionário”.

O serviço catequético jamais é um trabalho solitário: “Nós ensinamos e a comunidade reza; nós testemunhamos e o Corpo de Cristo nos sustenta na provação. Esta unidade de oração e de serviço realça a unidade da Igreja e a paz que Cristo nos doa.”

Leão XIV pediu ainda aos catequistas que mantenham vivo o amor pela família e pela pátria, pois as raízes e as tradições são dons de Deus.

“Esses tesouros de cultura e de fé foram transmitidos a vocês, especialmente a heroica fé de seus pais e avós que, assim como o beato Andrew, testemunharam na dor e ensinaram a confiar em Deus.”

O Pontífice concluiu com mais uma mensagem de carinho:

“Meus queridos catequistas, vocês são amados por Deus e preciosos para a sua Igreja. Que o beato Andrew Phú Yên os guie com o seu exemplo”.

Quem foi o beato Andrew Phú Yên

Nascido em 1625, o beato se tornou um inestimável assistente dos missionários jesuítas, que levaram o Evangelho ao país asiático. Como recordou o Papa Francisco na Christus vivit, Andrew foi preso e morto por sua fé, já que se recusou a renunciar a ela, e morreu dizendo “Jesus”.

“Doando a sua vida com apenas 19 anos,  Andrew respondeu ao chamado de Cristo a restituir ‘amor por amor’ a Nosso Senhor”, disse por sua vez São João Paulo II na homilia de beatificação, no ano 2000. Por seu heroico testemunho, recebeu o título de protomártir do Vietnã.