Ao navegar pelos perfis de Instagram, nos depararmos com a página da Ir. Orianne, é praticamente impossível não repararmos nela, porque esta jovem religiosa apresenta, juntamente com uma grande competência na utilização dos meios de comunicação e uma carga irónica espontânea, também uma extraordinária expressividade facial. 

Contudo, a ironia proposta nunca é finalizada a si mesma, mas propõe sempre um sentido espiritual e uma recordação do Evangelho aos seus mais de 35.000 seguidores.

Em entrevista ao site Vatican News, a jovem canadense conta que entrou para a vida religiosa aos 27 anos e em 2021 entrou para a congregação das irmãs paulinas. Antes disso, ela conta que teve uma juventude normal, estudou, trabalhou, viajou, mas também procurava crescer na fé. Foi trabalhar como professora na Inglaterra, mas retornou para o Canadá em uma área onde não haviam muitas comunidades religiosas por perto.

Foi neste momento que ela procurou, pela internet, como poderia tornar-se uma religiosa.

Comecei a procurar online, e foi assim que entrei em contato com as Paulinas, as Filhas de São Paulo. Afinal, existe uma continuidade entre a minha atividade pastoral na web, e o fato de a minha vocação ter nascido através da rede!

Confira parte da entrevista de Ir. Orianne ao site Vatican News

Como iniciaste esta atividade pastoral digital?  Foi-te pedido pelas tuas superioras ou correspondia a uma tua aptidão? 

«Como Filhas de São Paulo, somos chamadas a utilizar também os mais modernos e eficazes instrumentos de comunicação para partilhar o Evangelho de Jesus Cristo. Claro que utilizei os meios de comunicação social também antes de entrar nas Paulinas, como todos os jovens fazem. Mas as minhas contas eram todas privadas, usava-as principalmente para manter o contacto com amigos e familiares. Quando mais tarde me tornei religiosa, compreendi que o Senhor me convidava a dar todo o meu ser, incluindo a minha personalidade nas redes sociais. Então, depois de ter falado sobre isto com as minhas irmãs de hábito, decidi mudar as minhas contas de privadas para públicas, e partilhar com o povo de Deus os meus pensamentos e a minha experiência de fé».   

Os teus vídeos são muito originais e irónicos. Isto é estudado ou pertence ao teu caráter?

«Ironia ou não, nunca posto se não sinto primeiro uma inspiração proveniente do Espírito para partilhar.  Mas é verdade: gosto de levar a vida com um bom sentido de humor.  Além disso, estou convencida de que Deus também tem um bom sentido de humor! Lê-se isto já nas Escrituras. Mas também sinto muito as necessidades e os sofrimentos das pessoas, por isso espero que os meus vídeos também as possam fazer, e as legendas possam aquecer-lhes o coração».

É difícil transmitir uma mensagem espiritual num vídeo de apenas alguns segundos?

«Se compreendêssemos quanto Deus nos ama na realidade simples da nossa vida diária, as nossas vidas seriam muito diferentes. As minhas mensagens vão exatamente nesta direção: mostrar o amor de Deus por cada um de nós, um amor que dá vida, que consola, que nos abre à novidade.  Este é o Evangelho.  E é isto que eu procuro transmitir».  

Leia a entrevista completa no Vatican News.