No dia 12 de outubro os brasileiros celebram, com muita fé e devoção, o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, A celebração acontece na mesma data que o dia das crianças. Além da importância eclesial, a história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é cheia de significados e mensagens que nos inspiram a viver melhor.
No mês de maio estive com minha família no Santuário nacional de Aparecida e pensei sobre a relação de nossa senhora e a virtude da paciência. Esperei pacientemente até hoje para contar ela para vocês!
História do milagre dos peixes de Nossa Senhora Aparecida
A imagem foi encontrada em 17 de outubro de 1717, por pescadores às margens do rio Paraíba do Sul, no estado de São Paulo, onde hoje é a cidade de Aparecida (SP). A história conta que o Imperador iria visitar a região e o governador da capitania de São Paulo e das Minas de Ouro havia pedido para esses pescadores trazerem a maior quantidade de peixes possível. A pescaria não estava muito produtiva e, já sem esperança, os pescadores jogaram a rede mais uma vez. Quando puxaram de de volta para o barco, uma imagem sem a cabeça estava presa na rede. Surpresos, eles lançaram novamente a rede e, dessa vez, pescaram a cabeça da santa. Após fazer uma oração, lançaram a rede pela última vez e a puxaram cheia de peixes.
Leia mais: Como superar discussões no casamento?
Maria nos ensina a ter paciência
Maria, a mãe de Jesus, sempre se mostrou muito paciente. A bíblia cita que “Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as em seu coração”(Lc 2,19). Ela esperou pacientemente por 30 anos para ver Jesus fazer seu primeiro milagre. E na aparição para os pescadores do rio Paraíba não foi diferente.
O milagre precisou de paciência e perseverança para acontecer. Imagine se os pescadores simplesmente tivessem ignorado a imagem sem cabeça e devolvessem ao rio? Ou se eles, sem paciência, abandonassem a pescaria? O milagre talvez não teria acontecido.
Leia também: Aprendendo a ser mais paciente
Isso nos mostra que Deus nos fez para sermos pacientes, mas o mundo nos força a viver sem paciência. E quanto isso nos faz mal! A falta de paciência em nossa vida gera ansiedade, irritação, frustração, raiva, violência…
Ao contrário disso, a paciência nos traz calma, serenidade, amabilidade, paz…. Santa Teresa D’Ávila escreveu a seguinte oração:
“Nada te perturbe,
Santa Teresa D’Ávila
nada te espante,
tudo passa.
Deus não muda.
A paciência tudo alcança.
Quem a Deus tem nada lhe falta.
Só Deus basta!”
Como ter mais paciência?
Tudo faz parte de um aprendizado e não é do dia para a noite que você alcançará essa virtude, mas pode treinar diariamente fazendo exercícios e usando a inteligência emocional para ter mais paciência. O primeiro passo é identificar quando você está sem paciência e nessas situações, experimente o seguinte:
- Pare, respire e racionalize (pense)
- Lembre que nem tudo está sob nosso controle
- Tente ocupar os seus pensamentos com outra coisa
- Faça uma oração pedindo a Deus que lhe conceda a virtude da paciência
- Busque pensar em tudo o que você conseguiu até aquele momento e seja grato por isso
- Converse com pessoas de confiança sobre o que está acontecendo
- Lembre que Maria guardava todas as coisas em seu coração e meditava sobre isso (cf Lc 2,19).
Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida nos ensine a ter mais paciência para permitir que os milagres aconteçam em nossa vida.
Nossa Senhora Aparecida, Rogai por nós!