O anúncio do novo papa veio após a tão esperada fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira, 08 de maio de 2025. O conclave elegeu, na quarta votação, Robert Francis Prevost (69 anos), cardeal dos Estados Unidos da América como o Novo Papa, 267º Bispo de Roma.
A alegria tomou conta das milhares de pessoas presentes na Praça São Pedro e outras milhões de pessoas que acompanhavam pela internet ou meios de comunicações. Os sinos do Vaticano soaram incessantemente e todos não tinham dúvidas: Habemus Papam!
Robert Francis Prevost, o novo Papa, aceitando seu papel, deixou a Capela Sistina e foi para a “Sala das Lágrimas”. Lá, com a ajuda de dom Diego Giovanni Ravelli, vestiu as vestes papais antes de ir até a Sacada Central da Basílica, onde o cardeal protodiácono Dominique Mamberti anunciou o nome do novo Papa.
Leia também: Obrigado, Papa Francisco: nosso adeus sem tristeza, mas com muita saudade
Da Sacada Central da Basílica de São Pedro, o cardeal protodiácono Dominique Mamberti, com a mesma emoção que parecia ser comum a todos ao redor, anunciou o novo Sucessor de Pedro pronunciando, em latim, a tão aguardada fórmula que encheu Roma e o mundo de esperança e renovação:
“Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum Robertum Franciscum, Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinali Prevost, qui sibi nomen imposuit Leo XIV.
Traduzindo para o português: “O eminentíssimo e reverendíssimo senhor, senhor Robert Francis, cardeal da Santa Igreja Romana PREVOST, que se impôs o nome de Leão XIV”.
Às cerca de 100 mil pessoas que lotavam a Praça São Pedro e Via da Conciliação, o novo Pontífice dirigiu as seguintes palavras:
“A paz esteja com todos vocês!
Caríssimos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que esta saudação de paz entrasse em seus corações, chegasse às suas famílias, a todas as pessoas, onde quer que estejam, a todos os povos, a toda a terra. A paz esteja com vocês!”
João Paulo I, em 1978, e Bento XVI, em 2005, também foram eleitos na quarta votação. A escolha do novo Papa ocorreu no dia da Súplica de Nossa Senhora de Pompéia.
Que Deus abençoe o novo Papa Leão XIV para que conduza a igreja com paz e unidade.