O calendário oficial de Curitiba, capital do Paraná, ganhou uma nova e significativa data: o Dia de São Carlo Acutis, Padroeiro da Internet e Anjo da Juventude. A Lei São Carlo Acutis foi oficialmente sancionada pelo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, no dia 25 de novembro de 2025. A data será celebrada anualmente em 7 de setembro.

A sanção ocorreu após o projeto de lei (005.00659.2025) ter recebido aprovação unânime de 21 votos favoráveis dos vereadores de Curitiba.

Padre Rene Gomez (LC) e os outros convidados também assinaram o decreto do dia de São Carlo Acutis em Curitiba. Foto: @larissa.luzdivina

A cerimônia de assinatura contou com a presença de diversas autoridades e personalidades no meio digital e eclesiástico. Estiveram presentes os vereadores Lórens Nogueira (autor do projeto), Rafaela Lupion (coautora), Serginho do Posto, Tiago Zeglin e o presidente da Câmara, Tico Kuzma. Também participaram as autoridades eclesiais Padre Clayton Munhoz e Padre René Gomez (LC).

Um destaque especial foi a presença dos missionários digitais católicos @catholic.isa, @cintiagoya e @larissa.luzdivina, além de representantes do Setor Juventude de Curitiba e grupos de jovens.

Ao final da cerimônia, o Padre René Gomez fez uma oração e deu a bênção para os que estavam presentes.

O propósito fundamental da nova lei: o bom uso da internet

O objetivo fundamental da Lei que institui o Dia de São Carlo Acutis é usar o exemplo do santo millennial para colocar um dia de conscientização sobre o bom uso da internet. A homenagem ao Santo adolescente, que faleceu aos 15 anos em 2006, tem um caráter educativo, social e espiritual.

De acordo com Padre Clayton Munhoz, o dia serve como um incentivo para as pessoas de bem ocuparem esse espaço [a internet] e também visando orientar as famílias para que as redes sociais sejam locais de informação e paz, e não de desinformação e violência.

A instituição do dia de São Carlo Acutis e conscientização sobre o bom uso da internet é um incentivo para as pessoas de bem ocuparem esse espaço [a internet] e discutir como sociedade (…) orientando as famílias, a exemplo de São Carlo Acutis que a usou para o bem.

Padre Clayton Munhoz

Legado de São Carlo Acutis ajudará a combater desinformação e violência

Foto: Cintia Goya @cintiagoya

Carlo Acutis, sendo o primeiro santo millennial e considerado símbolo da fé na era digital, é o grande exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada positivamente.

O combate à desinformação e à violência nas plataformas digitais será impulsionado por meio de:

  1. Uso para o Bem e Transformação Digital: Carlo Acutis usou a internet para o bem. Seu legado demonstra que a vida digital é feita de escolhas e que é possível transformar a internet em um lugar de amor, paz, compaixão e caridade. O maior exemplo de São Carlo Acutis é a esperança de que seu legado inspire a renovação permanente.
  2. Ações Educativas e Segurança Digital: A lei prevê a realização de ações educativas no Dia de São Carlo Acutis, com foco na segurança digital e na proteção integral da infância e da juventude. O propósito é ampliar a conscientização sobre os riscos enfrentados por crianças e adolescentes no ambiente digital. Essas atividades deverão ser realizadas por órgãos públicos e entidades civis que atuam na proteção de menores.
  3. Diálogo Familiar: O dia incentiva a sociedade a discutir com os pais sobre como avaliar o que seus filhos estão assistindo, além de promover encontros e conferências para debater os impactos positivos e negativos da internet e orientar as famílias sobre o uso dela.

A Lei que cria o dia de São Carlo Acutis sancionada em Curitiba busca guiar a juventude, através do exemplo do seu patrono, a fazer da internet, e do ambiente das redes sociais, um campo fértil para a verdade, a caridade e a informação construtiva.

Rafael

Marido, pai e apaixonado por comunicação.