No dia 22 de outubro, a igreja celebra a festa em memória ao “papa dos jovens” e reunimos neste post as frases mais marcantes de de São João Paulo II para inspirar sua vida. Karol Józef Wojtyła, nosso querido Papa João Paulo II, nasceu em 1920, na cidade de Wadowice, na Polônia. Sua jornada de vida, embora marcada por perdas profundas desde a infância, é uma história de resiliência e fé. Com sabedoria, ele nos deixou muitos textos, documentos, homilias marcantes e frases que tocam os corações de jovens e adultos.
História de São João Paulo II
Em 1939, quando as forças nazistas invadiram a Polônia, a Universidade Jagelônica, em Cracóvia, onde ele estudava, foi forçada a fechar suas portas. Karol trabalhou primeiro em uma pedreira e depois em uma fábrica de produtos químicos chamada Solvay. Tudo isso para sobreviver e evitar a deportação para a Alemanha. Mas a chama do chamado divino ardia em seu coração. Em 1942, ele atendeu ao chamado do sacerdócio, ingressando no Seminário Maior clandestino de Cracóvia, sob a orientação do Arcebispo Adam Stefan Sapieha.
Karol Wojtyła, eleito Papa em 16 de outubro de 1978, foi o primeiro Papa não italiano em 455 anos e o primeiro polonês. Seu pontificado destacou-se por 104 viagens apostólicas, refletindo sua solicitude pastoral. Falando 11 línguas, trabalhou pelo ecumenismo, realizando 146 visitas pastorais na Itália e visitando 317 paróquias em Roma.
Frases de São João Paulo II
“Não tenha medo de coisa alguma, ou de nada. Não tenha medo das fraquezas humanas, nem dos mistérios de Deus” (Cruzando o Limiar da Esperança)
“O Amor me explicou tudo.”
São João Paulo II
“A celebração da Eucaristia não é só o dever mais sagrado, mas, sobretudo, a necessidade mais profunda da alma” (Livro Dom e Mistério)
A pior prisão é um coração fechado
São João Paulo II
“Queridos jovens, ide com confiança ao encontro de Jesus, e, como os novos santos, não tenhais medo de falar d’Ele! Porque Cristo é a resposta verdadeira para todas as perguntas sobre o homem e sobre o seu destino” (Vigília de oração com os jovens em Madri, Espanha – 03/05/2003)
“O futuro depende de vossa maturidade. A Igreja olha para o futuro com confiança, quando ouve de vossos lábios a mesma resposta que Jesus deu a Maria e José, quando o encontraram no templo, ‘Não sabeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?” (Lc 2, 49). (Encerramento da JMJ em Manila – 15/01/1995)
Jovens, não cedais a falsas ilusões nem a modas efêmeras, que muitas vezes deixam um trágico vazio espiritual
São João Paulo II
“É ilusório pensar que, tendo pela frente uma razão débil, a fé goze de maior incidência; pelo contrário, cai no grave perigo de ser reduzida a um mito ou superstição. Da mesma maneira, uma razão que não tenha pela frente uma fé adulta não é estimulada a fixar o olhar sobre a novidade e radicalidade do ser” (Carta encíclica Fides et ratio, 1998)
“A vida humana é sagrada e inviolável em cada momento da sua existência, inclusive na fase inicial que precede o nascimento” (Encíclica Evangelium vitae, 1995)
“O homem não pode viver sem amor. Ele permanece para si próprio um ser incompreensível e a sua vida é destituída de sentido, se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontra com o amor, se o não experimenta e se o não torna algo seu próprio, se nele não participa vivamente.”
São João Paulo II (Encíclica Redemptor hominis, 1979)
“O futuro depende de vossa maturidade. A Igreja olha para o futuro com confiança, quando ouve de vossos lábios a mesma resposta que Jesus deu a Maria e José, quando o encontraram no templo, ‘Não sabeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?’ (Lc 2, 49)’”.
“Jovens, ‘recebestes o Espírito que, por adoção, vos torna filhos’ (Rm 8, 15). Não desperdiceis esta grande herança”.
São João Paulo II
“Seguir Cristo não significa mortificar os dons que Ele nos concede, mas optar por uma vida de doação radical a Ele! Se Ele nos chama a isto, este “sim” torna-se necessário! Por conseguinte, não tenhais medo de vos entregar a Ele. Jesus sabe como deveis levar hoje a sua Cruz ao mundo, para encontrar as expectativas de muitos outros corações juvenis”.
A oração reforça a estabilidade e a solidez espiritual da família, ajudando a fazer com que esta participe da fortaleza de Deus”
São João Paulo II (Carta às famílias, 1994)
“Queridas famílias cristãs, anunciai com alegria ao mundo inteiro o tesouro maravilhoso de que sois portadoras enquanto igrejas domésticas!” (Discurso no IV Encontro Mundial das Famílias, 2003)
“Com efeito, a família é, ao mesmo tempo, uma comunidade tornada possível pelo trabalho e a primeira escola interna de trabalho para todos e cada um dos homens”
São João Paulo II (Carta Encíclica Laborem exercens, 1981)
“A família é a primeira e fundamental escola de sociabilidade: enquanto comunidade de amor, ela encontra no dom de si a lei que a guia e a faz crescer” (Exortação Apostólica Familiaris consortio, 1981)
“A agradável recordação da vida de Jesus, José e Maria em Nazaré recorda-nos a beleza austera e simples e o carácter sagrado e inviolável da família cristã” (Homilia na Missa para as famílias em Rijeka, Croácia, 2003)
“Com a ajuda de Deus, fazei do Evangelho a regra fundamental da vossa família, e da vossa família uma página do Evangelho escrita para o nosso tempo!”
São João Paulo II (Discurso IV Encontro Mundial das Famílias)