Você se conhece? Sabe suas limitações? Ter autoconhecimento e autoconsciência é um exercício diário. Então agora é hora de ser melhor!

Conhecer a si mesmo enquanto imagem e semelhança de Deus é um passo fundamental para o amadurecimento em direção à santidade.

Conhecer a si mesmo enquanto profissional, pai, mãe, amigo, amiga, filho, filha é essencial para saber quais são e aceitar suas limitações.

Sabendo isso, podemos ter uma visão clara de quais pontos pessoais podem ser melhorados a cada dia, devagar e continuamente. Além do autoconhecimento, outro soft skill muito desejado atualmente é a inteligência emocional, que é a capacidade de reconhecer os sentimentos, controlando os impulsos para agir sempre de forma consciente, empática e adequada.

Leia também: Fazer o bem sem olhar a quem

Considerado a maior referência em estudos sobre a inteligência emocional, Daniel Golemann afirma em seu livro que a autoconsciência é a base para ser capaz de de afastar um estado de espírito negativo.

Uma forma para começar a se conhecer melhor é pedindo feedbacks de pessoas que você confia. Ouça com atenção, não justifique, nem fale nada. Apenas agradeça e reflita sobre o que você ouvir. A partir daí, comece a fazer uma análise dos seus pontos fortes e fracos.

Outra dica é parar, respirar e refletir quando estiver passando por momentos de grande energia, sejam positivos ou negativos. Identifique o que está sentindo e o que lhe causou isso. Prestar mais atenção nesses momentos vai te ajudar a se conhecer melhor.

Siga @tefazbem_ para receber conteúdos que te fazem bem e te ajudam a superar-se todos os dias.


Veja: Fique rico de coisas que o dinheiro não pode comprar