*Por Paula Maia. Um caminho para a felicidade, saúde e um sono ainda melhor. Na correria do dia a dia, é comum ficarmos chateados por coisas pequenas que acontecem. Por exemplo, ficamos irritados com o trânsito lento de manhã, esquecendo de apreciar
coisas legais como o canto dos pássaros ou o sol nascendo.

No trabalho, às vezes nos preocupamos demais com detalhes sem importância e esquecemos de ficar felizes com as chances que temos de aprender e crescer. Quando estamos com a família, podemos brigar por coisas bobas, como a comida do jantar, ao invés de aproveitar o tempo com as pessoas que amamos.

Durante as férias, às vezes nos preocupamos com problemas pequenos, como atrasos em voos, ao invés de curtir o lugar bonito para onde estamos indo e a companhia das pessoas que estão conosco.

Leia também: Comece agradecendo pelas pequenas coisas e verá sua vida se transformar

No nosso dia a dia, costumamos ficar chateados por coisas que não são tão importantes, como esperar a água do chuveiro esquentar ou as notificações do celular, ao invés de aproveitar as coisas boas que estão acontecendo agora. O que realmente precisamos é ficar atentos às coisas boas e verdadeiramente importantes em nossas vidas.

Ao longo de mais de duas décadas de pesquisa, ficou claro que a gratidão e a apreciação desempenham um papel fundamental na promoção do bem-estar, saúde e positividade em nossos relacionamentos. Consequentemente, é essencial fazermos uma autorreflexão regular sobre nossos níveis de apreciação.

Com isso em mente, desenvolvi uma lista de sete afirmações para ajudá-lo a trilhar o caminho em direção a uma personalidade mais apreciativa. Leia cada uma delas e considere se elas refletem quem você é verdadeiramente.

Seja honesto consigo mesmo, combinado? Vamos lá, responda para você com sim/não:

  • Sou alguém que frequentemente reflete sobre sua sorte na vida.
  • Sinto-me maravilhado ao contemplar a beleza da natureza.
  • Incorporei rituais pessoais para me lembrar de ser grato.
  • Tenho a habilidade de parar e apreciar o momento presente.
  • Quando encontro pessoas menos afortunadas, reconheço minha própria sorte.
  • Expresso sinceramente minha gratidão dizendo “obrigado”.
  • Costumo refletir sobre a importância de meus amigos e familiares em minha vida.

Quantas dessas afirmações se aplicam a você? Se perceber que não se encaixa em todas elas, saiba que ainda há espaço para desenvolver sua capacidade de apreciação. Talvez tenha se pego pausando em algumas dessas perguntas, ponderando sobre elas, questionando se faz o suficiente para concordar com cada uma. Essa inquietação é o primeiro passo para cultivar a gratidão.

Lembre-se de criar lembretes em sua vida que o incentivem a ser mais grato. Meus pensamentos se expandiam, levando-me a desenvolver sentimentos mais apreciativos. Eu considerava meus relacionamentos com um novo olhar, tornando-me mais compassivo e amoroso com as pessoas ao meu redor. Situações que pareciam cruciais minutos antes, agora eram vistas sob uma nova perspectiva.

Veja mais: Por quê (e onde) assistir a série “The Chosen”?

Assim, encontre maneiras de se lembrar diariamente de não se deixar perturbar pelas trivialidades do cotidiano. Mantenha-se grato pelas coisas boas e significativas em sua vida. Esse esforço valerá a pena e, quem sabe, até mesmo melhorar sua qualidade de sono.

Lembre-se, a apreciação é um caminho para a felicidade, saúde e bem-estar. Comece hoje a trilhá-lo.


*Paula Maia é Psicóloga e também está no no Instagram onde publica conteúdos que valorizam o pensamento com afeto e busca uma vida mais plena e significativa. Siga @paulamaiapsi e faça parte dessa comunidade de autodescoberta e transformação.