No dia 4 de janeiro de 2025, o instituto internacional LongeviQuest confirmou que a Irmã Inah Canabarro Lucas, aos 116 anos, é agora a pessoa viva mais velha do mundo. Nascida em 8 de junho de 1908, no Rio Grande do Sul, a freira brasileira é membro da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã e tem inspirado gerações com sua vida dedicada à oração, ao serviço e às boas obras. Sua trajetória é um exemplo de simplicidade e devoção, mostrando como os valores cristãos podem ser a chave para uma vida longa e plena.

NOVO 🙏 Venha fazer parte da nossa comunidade no WhatsApp ❤️

A jornada de fé da Irmã Inah começou aos 20 anos, quando ingressou no convento da Congregação das Irmãs Franciscanas. Desde então, ela dedicou sua vida ao ensino e ao cuidado dos necessitados, desempenhando papel fundamental na formação espiritual e educacional de muitas pessoas. Suas décadas de serviço foram marcadas por um profundo compromisso com a oração, a caridade e a promoção dos valores cristãos.

Nosso Senhor (Jesus) me ajudou a viver todos esses anos

Irmã Inah Canabarro Lucas, 116 anos

Irmã Inah atribui sua longevidade à fé em Deus, uma vida simples e à prática de hábitos saudáveis, como pintar cartões, hábito que ela mantém até hoje. Além disso, sua vida de oração e o convívio com as irmãs de sua congregação foram constantemente mencionados como fatores que contribuíram para sua saúde e bem-estar.

Confira o documentário feito pelo LogeviQuest em 2024, quando a Irmã Inah tinha 115 anos (agora ela tem 116).

A história de Irmã Inah é motivo de orgulho para todos nós. Sua longevidade é vista como um testemunho vivo da força da fé. Cada ano de vida é considerado um presente de Deus, e sua missão é continuar inspirando aqueles ao seu redor com sua trajetória de fé e dedicação.

Irmã Inah Canabarro Lucas quando criança (segunda da direita para a esquerda). Foto: Arquivo pessoal / Divulgação LongeviQuest

Ao ser reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, Irmã Inah se junta a um seleto grupo de supercentenários que marcaram a história. Contudo, para ela, o maior legado que deseja deixar é a mensagem de que a vida tem sentido quando vivida com gratidão, oração e solidariedade. Seu exemplo ecoa em cada canto do país, incentivando os fiéis a viverem com mais esperança e a abraçarem os valores cristãos como um caminho para uma vida plena e feliz.

Rafael

Marido, pai e apaixonado por comunicação.