Lançado em agosto deste ano, Besouro Azul é diferente dos filmes de heróis que estamos acostumados, pois sua principal mensagem é a força de uma família unida, o valor do amor e do respeito.

Há quem diga que o “tempero latino” foi o que fez deste filme um grande sucesso, mas ouso dizer que a simplicidade do roteiro e o foco nos valores foram o que mais me chamaram a atenção em Besouro Azul.

O filme narra a trajetória de Jaime Reyes (interpretado por Xolo Maridueña), um jovem recém-formado que volta para o México para reencontrar sua família e acaba dando de cara com as responsabilidades da vida adulta. Após descobrir que os negócios da família não estavam indo bem e que seu pai estava com problemas de saúde, Jaime sai em busca de oportunidades de emprego e maneiras de apoiar sua família.

É aqui que temos o primeiro contraponto do filme. Apesar de não ser perfeita, a família Reyes é muito amorosa, unida e batalhadora. Essa humildade é o oposto do que se vê na família de Jenny Kord (Bruna Marquezine), que apesar de rica e poderosa, é uma família egoísta, opressora e sem amor pelos próprios integrantes.

Sempre agindo com respeito, honestidade e pensando no bem-comum, Jaime se depara com o Escaravelho, um dispositivo de origem alienígena que lhe confere habilidades especiais, transformando-o no Besouro Azul. No início, ele não queria aceitar o fato que tinha superpoderes, mas no momento que vê sua família em perigo, Jaime se transforma no Besouro Azul e protege a todos.

Santa Rotina e-book Tablet

Conheça o Santa Rotina

Um e-book para caminhar com Jesus durante 40 dias e construir novos hábitos significativos!

Bons valores vêm da família, não das coisas

Algumas frases me chamaram muito a atenção em Besouro Azul, pois perfeitamente podem ser levadas como lições de vida. A primeira delas é dita pelo pai de Jaime:

Somos os Reyes, vai dar tudo certo.

Alberto Reyes, Besouro Azul (2023)

O exemplo de liderança de Alberto Reyes é motivador, pois mesmo diante de um grande problema, ele demonstrou confiança em toda família e passou a segurança que eles precisavam para continuar.

Jaime, Jaime, Jaime!

Família Reyes, Besouro Azul (2023)

Em sua busca por um emprego, toda família gritou seu nome em coro, demonstrando apoio e carinho.

Essa casa é cheia de coisas. A sua é cheia de família…

Jenny Kord, Besouro Azul (2023)

No momento que visitam a casa onde Jenny cresceu, Jaime fica surpreso com a quantidade de itens de luxo e objetos tecnológicos, mas em tom melancólico, a personagem interpretada por Bruna Marquezine nos lembra que de nada adianta ter muitas coisas, mas não ter o amor de uma família.

Bruna Marquezine interpreta Jenny Kord, em Besouro Azul
Bruna Marquezine interpreta Jenny Kord, em Besouro Azul Credit: Reprodução / DC/Warner

O poder do perdão

No clímax do filme, Jaime se depara com seu algoz que lhe diz:

– O amor que sente pela sua família te deixa fraco.

Então, ele responde:

– Você está errado. A minha família é o que me faz forte.

Nesse momento, tem a oportunidade de agir com a mesma intensidade que ele, porém, ele usa o poder da compaixão e do perdão para lidar com a situação e a resposta é a melhor que poderia acontecer.

Isso ajuda a reforçar que não precisamos revidar “com a mesma moeda”, mas tomar as atitudes certas diante dos revezes da vida.

Family friendly, pero no mucho…

Já deixo o alerta por aqui que, apesar da mensagem bonita por trás do roteiro, este filme tem alguns palavrões e cenas que podem não ser adequadas para crianças muito pequenas.

Mas considero um bom filme para mostrar aos adolescentes que o nossas famílias são poderosas! Ficou interessado? Veja o trailer oficial de Besouro Azul:

rafael maia

Rafael

Marido, pai e apaixonado por comunicação.