O Dia do Voluntário é celebrado em 28 de agosto, uma ocasião especial para reconhecer e homenagear aqueles que dedicam seu tempo e esforço para causas que fazem a diferença.
O dia 28 de agosto foi instituído no Brasil como o Dia do Voluntariado pela Lei nº 7.352/1985. A data também é próxima ao nascimento de Madre Teresa de Calcutá (26/08/1910), uma referência mundial de bondade e ajuda ao próximo.
Ser voluntário proporciona inúmeros benefícios pessoais e emocionais, além do auxílio valioso às comunidades e indivíduos que mais precisam. O ato de se envolver em ações altruístas fortalece a sensação de propósito e realização pessoal, como também cria conexões humanas profundas e enriquecedoras.
LEIA TAMBÉM: Fazer o bem sem olhar a quem
Ao oferecer seu tempo e energia para causas significativas, você contribui para a construção de um mundo melhor, enriquece sua própria vida com experiências transformadoras, amplia sua perspectiva e nutre sentimentos que ressoam muito além dos momentos de voluntariado.
Dicas para se tornar um voluntário
- Encontre sua Paixão: Descubra uma causa que ressoe com seus valores e interesses. Quando você está genuinamente conectado à causa, sua dedicação se torna mais poderosa. Quer começar e não sabe como? Conheça o projeto Adote uma Causa.
- Pequenas Ações, Grande Impacto: Não subestime o impacto das ações pequenas. Um sorriso, uma conversa ou uma mão estendida podem fazer toda a diferença na vida de alguém.
- Tempo Precioso: Reserve um tempo específico para o voluntariado em sua agenda. Demonstrar comprometimento constante fortalece os laços com a causa e sua comunidade.
- Conhecimento Compartilhado: Compartilhe suas habilidades e conhecimentos únicos. Seja ensinando, orientando ou contribuindo com suas aptidões, você pode causar um impacto significativo.
- Inspiração em Rede: Incentive amigos e familiares a se juntarem a você. A ação coletiva amplifica o poder da mudança e cria um ambiente de solidariedade.
Conheça o Santa Rotina
Um e-book para caminhar com Jesus durante 40 dias e construir novos hábitos significativos!
Como o voluntariado pode tornar o mundo melhor?
Estima-se que mais de 140 milhões de pessoas em todo o mundo são voluntárias ativas, mostrando o potencial coletivo para criar um impacto social positivo.
VEJA MAIS: Saber viver bem as pequenas coisas para ter uma vida melhor
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE MENTAL
Além de ajudar os outros, o voluntariado também traz benefícios para quem doa seu tempo. Estudos mostram que o ato de ajudar pode reduzir o estresse e aumentar a sensação de bem-estar. Seja voluntário em algum projeto ou causa, isso Te Faz Bem!