O cantor, compositor e produtor musical Gui Armelim, natural de Maringá (PR), marca sua reestreia no cenário da música católica contemporânea com o lançamento do seu novo projeto autoral, o EP “Confissões”. A primeira faixa deste EP, intitulada “Tarde Te Amei”, será lançada em 29 de agosto de 2025, uma data estrategicamente escolhida para por ser próxima a memória de Santo Agostinho, que é a principal inspiração para o trabalho. A música traz uma mensagem poderosa de esperança e fé: a certeza de que Deus nunca desiste de nós.
“A mensagem principal [da música] é não desistir de Deus, porque ele nunca desiste da gente”
Gui Armelin
Em entrevista ao Te Faz Bem, Gui revelou que a música foi composta em 2019, inspirada diretamente na obra “Confissões” de Santo Agostinho, um livro que ele ganhou de aniversário de um primo filósofo. Gui se identifica profundamente com a história de conversão de Santo Agostinho, tendo ele mesmo vivido um período de afastamento da Igreja e de lutas pessoais, como a depressão. A canção é um testemunho de que, mesmo após “cair” e se afastar, Deus nunca desiste de nós.
Para mim faz muito sentido hoje lançar e eu entendo porque que eu precisei antes de viver outras coisas para poder hoje estar cantando essa música e ter realmente um sentido, um significado, né, dentro da minha vida para poder passar, né, para as outras pessoas mais um um sentido maior ainda do que de quando eu compus.
Gui Armelin
Segundo Armelin, a mensagem principal é de não desistir de Deus, porque Ele nunca desiste da gente. “Deus nos ama por inteiro, por completo,” afirma ele, convidando a todos a se permitirem serem amados e perdoados. Ouça um trecho da música:
Parceria de Peso
A faixa conta com a participação especial de Luis Black, da Comunidade Colo de Deus. Gui e Luis se conheceram em 2018, e a Comunidade Colo de Deus teve um papel fundamental no retorno de Gui à fé católica, pois um de seus carismas é justamente trazer de volta aqueles que se afastaram da Igreja.
O som de “Tarde Te Amei” e do EP “Confissões” é uma mistura intrigante, transitando entre rock moderno, synths clássicos e melodias intensas, com arranjos de estúdio e uma estética cinematográfica. Gui Armelin assina a produção musical do EP, que conta também com Jimmy Oliveira (guitarras, mix e master) e Thiago Ueda (pianos).
Da carreira secular à missão na música Católica
A trajetória de Gui é marcada por uma jornada de redescoberta. Ele começou na música dentro da igreja, mas teve um período de carreira secular, cantando músicas românticas. Apesar do sucesso, ele sentiu falta de um “sentido maior” e, em 2023, decidiu parar e retornar à música católica. Ele foi missionário com a Irmã Zélia por um ano e, atualmente, está no quarto ano de psicologia, um curso que, segundo ele, influencia muito sua forma de evangelizar e compor, ajudando-o a entender o ser humano e gerar conexões.
“Eu senti que falta fazia falta um pouco de sentido, né, de um sentido maior que eu já tinha vivenciado antes, que era dentro da igreja”
Gui Armelin
Gui também é multi-instrumentista, começando na bateria aos 4 anos e no baixo aos 8, influenciado por Paul McCartney, dos Beatles.
Um Chamado ao Serviço na Igreja
A missão de Gui Armelin vai além da música. Ele deseja que sua música aponte para a Igreja e para Cristo, incentivando os jovens a servir em suas comunidades.
Que os jovens se aproximem da igreja, que sirvam na igreja, que sejam catequistas, que sejam eh ajudem na liturgia, que que ajudem na comunidade…
Ele observa que, embora haja grandes eventos católicos, muitas paróquias e capelas locais sofrem com a falta de pessoas para ajudar. Gui quer que sua música seja um convite para que cada jovem encontre seu lugar de serviço na fé.
Gui conta que também encontrou inspiração em santos como São José Maria Escrivá e Santa Terezinha, dedicando-se à santidade nas pequenas coisas do dia a dia, seja nos estudos, no trabalho ou sendo gentil com o próximo.
Onde Encontrar “Tarde Te Amei”?
Não perca este lançamento! Você pode encontrar “Tarde Te Amei” no canal do Gui Armelin no YouTube (@guiArmelin) e em todas as suas plataformas musicais favoritas, como Spotify e Deezer. Basta pesquisar por “Tarde Te Amei Gui Armelin”.
De acordo com Armelin esse projeto vai tocar a história de quem ouve e terá mais músicas e clipes, todos em torno do livro “Confissões” de Santo Agostinho.