O aguardado filme “Divertida Mente 2” estreou no mês de junho e deve ficar nos cinemas pelo menos até a metade do mês de julho. A animação traz consigo uma nova gama de emoções que tocam os corações de espectadores de todas as idades. Enquanto Riley, a protagonista, avança para a adolescência, o filme introduz novos personagens emocionais que refletem as complexidades dessa fase da vida.

O filme também mostra como Riley foi aprendendo a lidar com essas novas emoções em sua vida, por isso, é uma ferramenta excelente para pais, mães e jovens entenderem como enfrentar as emoções. Para você conhecer as novas emoções de Divertida Mente 2, queremos propor uma uma perspectiva interessante: qual é a resposta de Deus para essas emoções e como elas são abordadas na Bíblia.

Trailer oficial de Divertida Mente 2

Ansiedade

A ansiedade é uma das novas emoções apresentadas no filme, refletindo as preocupações e incertezas que acompanham a adolescência. A Bíblia oferece conforto e conselhos sobre como lidar com a ansiedade, por exemplo, em Filipenses 4,6-7, está escrito: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.”

Se confiarmos a Deus tudo aquilo que não podemos controlar, aquilo que excede nossa capacidade humana, a Paz de Deus encherá nossos corações e nossas mentes.

Leia também: O que o filme Encanto nos ensina sobre saúde mental?

Vergonha

A vergonha é outra emoção complexa que Riley enfrenta. A Bíblia aborda a vergonha oferecendo uma visão de redenção e aceitação. A vergonha pode estar relacionada a diversos tipos de medo, como de ser julgada ou de não ser aceita, em resposta a isso, temos a segunda carta de São Paulo a Timóteo (II Tm 1,7): “Deus Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria”. Em Isaías 54,4, Deus diz: “Não tenha medo, você não sofrerá vergonha. Não tema humilhação; você não será humilhada. Você esquecerá a vergonha de sua juventude e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez.”

Tédio

O tédio pode parecer uma emoção trivial, mas pode levar a sentimentos de insatisfação e apatia. Eclesiastes 9,10 oferece uma perspectiva sobre como combater o tédio: “Tudo o que a sua mão encontrar para fazer, faça com todo o seu coração, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.”

O apóstolo Paulo, encoraja a dedicação e o empenho em todas as atividades, vendo-as como oportunidades para viver plenamente.

Leia também: Descobri 3 lições de vida em Super Mario Bros: O Filme, de 2023

Inveja

A inveja é um sentimento corrosivo que pode causar grandes danos às relações e ao bem-estar pessoal. Vemos que desde Caim e Abel, no livro do Gênesis, a inveja causou a coisas ruins. O décimo mandamento também nos proíbe de ter inveja: “Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás à mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence” (Ex 20,17).

Deus fala para nós que para combater a inveja, precisamos ser bondosos uns com os outros, como nos diz “sede bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando uns aos outros como Cristo vos perdoou” (Ef 4, 32). Além disso, ter o coração em paz: Provérbios 14,30: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.” Este provérbio destaca a importância de cultivar um coração pacífico e livre de comparações destrutivas.

“Divertida Mente 2” oferece uma oportunidade para refletir sobre como lidar com essas emoções e a Sagra Escritura mostra como Deus nos ajuda a navegar pelas complexas emoções da vida.

Rafael

Marido, pai e apaixonado por comunicação.