A Quaresma é o tempo litúrgico que acontece após o Carnaval e antecede a Páscoa, iniciando na Quarta-feira de cinzas. É um momento de preparação e seu nome faz referência aos 40 dias em que Jesus passou jejuando no deserto. Assim como o Carnaval e a Páscoa, a Quaresma também e móvel e sua data de início muda todos os anos.
Em 2025 a Quaresma começa no dia 05 de março, Quarta-feira de cinzas e termina na Quinta-Feira Santa, dia 17 de abril. Apesar de fazer referência aos 40 dias que Jesus passou no deserto, a Quaresma tem 44 dias. Por conta dessa interpretação, algumas pessoas acreditam erroneamente que a Quaresma termina no Domingo de Ramos.
Leia também: Quando acaba a quaresma?
A quaresma é período de penitência, de conversão, de mudança do coração (metanóia), que se inspira em diversos motivos, mas sobretudo nasce da meditação da Paixão e da Morte de Jesus Cristo. Exatamente desta meditação nasce aquele voltar os olhos para o Senhor, aquela «expectativa do Deus da salvação», de que fala hoje o profeta Miqueias;
São João Paulo II, enquanto era Papa, em uma homilia para Universitários.
Como surgiu a Quaresma?
De acordo com informações do Vaticano, a quaresma surgiu por no século IV (por volta do ano 350 d.C.) quando a Igreja decidiu aumentar o tempo de preparação para a Páscoa. Antes disso, a quaresma era de apenas três dias, compreendendo o Tríduo Pascal. Seu nome surgiu de uma expressão comum usada na época “Quadragésima die Christus pro nobis tradétur”, que se traduz assim: “Cristo será entregue por nós daqui há 40 dias (no quadragésimo dia)” para a nossa salvação. Essa mudança aconteceu (Cfr. Tertuliano: Tradição Apostólica de Hipólito e Santo Irineu) pois a igreja percebeu que os fiéis precisavam de mais tempo para se preparar para a Páscoa e acrescentaram o tempo em que Jesus jejuou no deserto nesse período.
No Brasil, o tempo quaresmal também é acompanhando da Campanha da Fraternidade, instituída pela CNBB em 1970 para levar os católicos a uma reflexão sobre diferentes temas. A Campanha da Fraternidade (CF) 2025 tem como tema “Fraternidade e ecologia integral” e como lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). De acordo com a CNBB, a campanha propõe ações que integram a espiritualidade, a justiça social e o cuidado com o meio ambiente.
Como viver bem o tempo da Quaresma?
A igreja nos pede que preparemos o nosso coração buscando uma mudança de vida. Assim como Cristo morreu e ressuscitou, também devemos buscar deixar nosso modo antigo de viver (pecado) e buscar uma vida nova em Cristo.
Além disso, devemos praticar neste período três ações conforme descrito no Catecismo da Igreja Católica, 1438: jejum (penitência), oração (reconciliação) e caridade (esmola). Sendo que a penitência é uma das ações mais tradicionais nesse período.
Leia também: Como funciona um retiro quaresmal: caminhada para mudar sua vida
Outra ação muito comum é fazer um retiro quaresmal ou assumir o compromisso de fazer uma mudança de vida. Se você quer viver bem a quaresma, junte-se a nós no Desafio quaresmal Te Faz Bem, um grupo de pessoas que vai atravessar a quaresma com um propósito de chegar na páscoa transformados. Entre para o grupo e saiba mais!