O último domingo do mês de agosto é marcado pela celebração do dia do catequista, que neste ano acontecerá em 25 de agosto. A data encerra o mês vocacional, celebrado todos os anos pela Igreja Católica no Brasil.
A missão pastoral dos catequistas é de grande importância para todos, pois são eles que normalmente fazem nossa iniciação na vida cristã e, com muito amor, levam o evangelho para crianças, jovens e adultos.
Leia também: Celebração para dia do catequista
Homenagem: Mensagem para dia do catequista 2024
A celebração do dia do catequista foi criada em 1981, pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), como parte do mês vocacional. Objetivo de ter um mês para celebrar as vocações religiosas e leigas é conscientizar as comunidades sobre a responsabilidade compartilhada no processo vocacional. Cada domingo de agosto é dedicado a celebrar diferentes vocações (Padre, Pais, Vida Religiosa, Catequistas e Leigos).
Padroeiro dos catequistas no Brasil
Em 2015, o Vaticano atendeu ao pedido da CNBB e declarou São José de Anchieta o Santo Padroeiro dos catequistas do Brasil. Sua vida é um testemunho vivo de que a missão de catequizar é uma missão divina, que ultrapassa todas as barreiras para levar o amor de Cristo a todos.
José de Anchieta foi um padre jesuíta espanhol que ingressou na Companhia de Jesus no Reino de Portugal. Ele chegou ao Brasil com apenas 19 anos, com uma paixão incansável por evangelizar e não se deixou abalar pelas barreiras culturais, linguísticas e até mesmo os perigos da época.
Padroeira dos catequistas no mundo
Santa Clelia Barbieri (1847-1870) é a padroeira dos catequistas mundialmente, canonizada em 1989 pelo Papa João Paulo II. Clelia Barbieri foi Fundadora da congregação das Irmãs Mínimas de Nossa Senhora das Dores, na Itália. Destacou-se por sua dedicação ao catecismo e evangelização.
Homenagens para Catequistas
Neste domingo, dia dos catequistas praticamente todas paróquias e comunidades do Brasil farão homenagens para seus catequistas com mensagens, lembrancinhas e festa. Lembre do seu catequista neste dia e faça uma oração pedindo a intercessão de São José de Anchieta e as bênçãos de Deus, Pai, Todo Poderoso. Amém.