A “Missa do Galo” que ocorre à meia-noite do dia 24 de dezembro foi estabelecida pelo Papa São Telesforo no ano de 143 D.C. Desde século IV (4) um hino de origem latina é cantado na celebração natalina que aponta o nascimento de Jesus Cristo no meio da noite, assim surge a teoria que jesus nasceu a meia-noite.

Por que “Missa do Galo”?

Agora para a origem da expressão “Missa do Galo” existem várias explicações que falam sobre a a sua criação. Uma delas de origem romana,  diz que no 24 de dezembro do nascimento de cristo, foi a única vez que um galo cantou á meia-noite, fazendo o anuncio do nascimento de jesus, a ave era considerada um animal sagrado para os romanos, sendo símbolo de vigilância, fidelidade e testemunho cristão, que até em igrejas mais antigas existe a figura da ave em seus campanários.

NOVO 🙏 Venha fazer parte da nossa comunidade no WhatsApp ❤️

 Uma lenda espanhola diz que, antes de baterem as 12 badaladas da meia-noite na véspera de natal, cada lavrador da província de Toledo do pais europeu, matava um galo em memoria daquele que cantou quando Pedro negou Jesus, se levava a ave para a igreja e depois a mesma era doada aos pobres, os garantindo uma noite de natal feliz.

De acordo com a Rádio Vaticano, expressão só é realmente usada nos países de língua latina, pois oficialmente o nome da Celebração Eucarística é “Santa Missa Solenidade do Natal do Senhor” ou “Missa da noite da véspera de Natal” anualmente a missa do galo acontece na basílica de São Pedro e costuma ser transmitida para diversas redes de televisão.

Horário da Missa do Galo

O horário da Missa do Galo, estabelecido pelo Missal Romano, deve ser após a oração das Vésperas (que se realiza, normalmente, ao pôr do sol). Ou seja, a Missa do Galo deve ser feita à noite, em horário definido por cada igreja ou pelos Bispos. Por isso, na maioria das paroquias, a Missa do Galo começa as 20h e termina perto das 22h.

Tradicionalmente, o horário da Missa do Galo no Vaticano é meia-noite do dia 24 para o dia 25 de dezembro, no horário local de Roma (às 19h, no horário de Brasília).