Com certeza você já deve ter ouvido alguma vez que a “a hora da refeição e uma hora sagrada“. E essa tradição tem resultados positivos cientificamente comprovados por muitos estudos no mundo inteiro. Sei que a rotina corrida e os afazeres diários podem dificultar esse momento, mas saiba que o esforço vale à pena e traz resultados poderosos.

O título deste post fala sobre o jantar, mas pode ser qualquer refeição, desde que este seja um tempo de qualidade onde todos possam estar presentes de corpo e alma. Aqui em casa, por exemplo, os cafés-da-manhã de domingo são acompanhados por muita conversa, risadas e troca positiva para toda a família.

Fazer uma refeição em família é um ritual que vai além da comida

Claro que a comida é importante neste momento, principalmente para nos livrar do fast-food e ajudar a criar hábitos saudáveis em todos, mas neste momento o que mais importa é a relação entre pais e filhos, avós, tios, etc… É um momento em que podemos ter olho no olho, trocar experiências, falar sobre a vida, fazer planos, orar juntos e muito mais.

O projeto americano Family Dinner Project mostrou, através de estudo, que crianças e adolescentes que fazem mais refeições em família têm notas melhores na escola, desenvolvem um vocabulário maior e sabem lidar melhor com os problemas na vida. Veja outros benefícios descobertos pelo estudo:

Para Crianças e Adolescentes:

  • Melhor desempenho acadêmico
  • Maior autoestima
  • Maior resiliência
  • Menor risco de abuso de substâncias
  • Menor risco de gravidez na adolescência
  • Menor risco de depressão
  • Menor probabilidade de desenvolver distúrbios alimentares
  • Taxas mais baixas de obesidade
  • Melhor saúde cardiovascular em adolescentes
  • Vocabulário expandido em pré-escolares
  • Padrões de alimentação mais saudáveis em jovens adultos

Para Adultos:

  • Nutrição aprimorada com maior consumo de frutas e vegetais e menor consumo de fast food
  • Menos tendência a dietas restritivas
  • Maior autoestima
  • Menor risco de depressão

(Fonte: Family Dinner Project)

Desenvolver um hábito de oração e conexão com Deus

O momento da refeição em família também é uma ótima oportunidade para fortalecer a relação de todos com nosso bom Deus. O alimento é dom que vem de Deus e é mais do que justo agradecermos por ter algo para comer. Esse é um dos exemplos que Jesus nos deixou, sempre agradecer pelo alimento:

”Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.”

João 6, 11

Conheça o Santa Rotina

Um e-book para caminhar com Jesus durante 40 dias e construir novos hábitos significativos!

Em muitas outras passagens da bíblia temos essa referência da oração antes das refeições, por isso devemos repetir esse gesto tão bonito junto com nossa família, ensinando nossos filhos sobre dividir o pão, evitar o desperdício e cuidar uns dos outros.

…cada refeição é um momento muito sagrado, é um momento de agradecer, de louvar a Deus pelos dons da criação, pelo alimento e, por isso, a refeição é feita com oração (…) porque a mesa e a refeição que fazemos é o momento sagrado da presença de Deus no meio de nós.

Padre Roger Araújo – Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Dicas para começar a fazer suas refeições em família

Crie esse hábito aos poucos, sem se preocupar com as perfeições

Não se preocupe com cardápios elaborados, grandes banquetes ou em implantar uma mudança alimentar de uma única vez. Comece aos poucos e com o passar do tempo você pode ir criando novas oportunidades. Se vocês conseguirem aproveitar ao menos uma refeição para se reunir já é um passo muito significativo.

A comida é importante e a conversa também!

Valorize este tempo para criar laços afetivos com seus familiares. É neste momento que podemos ouvir e aconselhar nossos filhos, compartilhar alegrias e aflições, demonstrar unidade e parceria. Além disso, dê preferência para alimentos saudáveis, ajudando as crianças a criar bons hábitos alimentares.

Comece tradições familiares

Que tal usar a refeição em família para começar algo legal para todos? Neste momento em família criamos oportunidades para estimular o pensamento ético, ensinando nossos filhos como ser pessoas melhores. Essa é o oportunidade certa para planejar desde uma ação social em família até uma viagem ou alguma outra tradição que possa ser edificante para todos.

Evite eletrônicos, dispositivos e telas

Esse é um momento de vocês, não divida a atenção com outras coisas! Valorize as pessoas que estão sentadas na mesa e aquilo que temos de mais valioso: nosso tempo e nossa atenção. Olhos nos olhos, ouvidos atentos, escuta ativa… quando a família vê o valor disso, percebe que tem um tesouro em casa.

“ Quando os filhos à mesa continuam ligados ao computador, ao celular, e não se ouvem entre si, isto não é família, é um pensionato.

Papa Francisco – audiência geral de 11/11/2015

Oração ajuda a criar o clima perfeito

“Na vida familiar aprendemos sobre união desde tenra idade, que é uma virtude muito bonita que a família nos ensina a compartilhar, com alegria, as bênçãos da vida. Sentado à mesa para o jantar de família, compartilhando a nossa refeição e as experiências de nossos dias, é uma imagem fundamental de união e solidariedade”, explica Papa Francisco.

Aproveite este momento para dividir esse ensinamento!

“Se quisermos preservar e proteger nosso lar, casamento e nossa família, desfrutar do potencial escondido que estamos perdendo e restaurar um princípio fundamental que o próprio Senhor estabeleceu há milhares de anos, então, é hora de arrumarmos a mesa!”

Devi Titus

Rafael

Marido, pai e apaixonado por comunicação.